domingo, 30 de outubro de 2011

COMO OUVIR DEUS FALAR - Lucas 8.4-15

Deus deseja ter um relacionamento com você. Ele quer ter um relacionamento com você. Não há relacionamento sem comunicação. Deus tem escolhido falar conosco.

Algumas pessoas pensam que pastores sempre compreendem exatamente o que Deus quer que façamos. Isto não é verdade.
Por outro lado, há vezes em minha vida quando Deus fala e eu não tenho nenhuma dúvida de que é Deus quem está falando comigo. Da mesma maneira quando minha esposa me chama ao telefone, eu não tenho que perguntar quem é:  eu conheço a voz dela.
O que faz a diferença? A diferença é atitude.

Como eu ouço Deus falar comigo?

1.  CULTIVE UMA MENTE ABERTA

Eu tenho que querer ouvir de Deus, ser desejoso, ser receptivo. Eu tenho que estar pronto e desejando ouvir Deus. Alguns de vocês hoje não são crentes. Vocês são interessados. Vocês querem saber mais acerca de Cristo. Nós damos a vocês as boas-vindas neste lugar. Você já ouviu alguma vez Deus falar com você? É possível que não.
Por que é assim? Uma das razões possíveis é que você nunca tem estado aberto a esta possibilidade. Quando você tem uma mente fechada, obviamente, Deus não conseguirá comunicar-se com você.

Este é o primeiro tipo de solo. Verso 5: "Certo homem saiu a semear. Quando estava espalhando as sementes, algumas caíram na beira do caminho, onde foram pisadas pelas pessoas e comidas pelos passarinhos."  Verso 12: "As sementes que caíram na beira do caminho são aqueles que ouvem a mensagem. Porém o Diabo chega e tira a mensagem do coração deles para que não creiam e sejam salvos."

Isto é verdade conosco muitas vezes. Deus quer falar conosco, mas ele não tem uma chance porque nossas mentes estão fechadas, nossos corações endurecidos, nós temos já tomado a nossa decisão, não estamos desejosos de ouvir, já temos decidido o que vamos fazer e não queremos ouvir de Deus. Nós já temos decidido o que vamos fazer numa determinada situação.

O que nos causa a ter uma mente fechada?

1.Orgulho. O orgulho nos leva a ter uma mente fechada. Quando eu penso: "Eu não preciso de Deus. Eu não preciso ouvir a Deus. Eu posso tomar esta decisão por mim mesmo. Não preciso de Deus. Eu sei o que dizer aos meus filhos... eu não preciso de Deus. Eu sei como lidar com este encontro... Eu não preciso de Deus. Eu posso me dar bem neste teste sem orar.

2. Medo. Algumas vezes nós estamos com medo do que Deus vai nos dizer.

3. Ressentimento. Todas as vezes que somos feridos e mantemos as lembranças dolorosas, isto faz com que fechemos nossas mentes para Deus. Nós começamos a dizer coisas tais como: "Deus, por que o Senhor permitiu que isso acontecesse? Por que isso está acontecendo comigo? Se Tu és um Deus tão amoroso e poderoso, porque isso aconteceu?" Você encontrará feridas na vida. Você sofrerá muitas dores na vida. Aqui não é o céu. Esta é a terra.

O primeiro passo para ouvir  Deus falar é: Eu devo cultivar uma mente aberta.

2.  ENCONTRE TEMPO PARA OUVIR

Eu tenho que encontrar o tempo para ouvi-Lo. Tenho que diminuir o ritmo, ficar quieto, planejar isto em minha agenda. Nós temos horário para tudo na vida -- férias, visita ao dentista, encontros, trabalho de casa, tudo o mais. Você marca tempo para Deus em sua agenda? Ou será que Ele só recebe a sobra? A segunda razão porque as pessoas nunca ouvem Deus falar é porque nós estamos sempre com pressa.

(v.6)"Outras sementes caíram em lugar de muita pedra e, quando começaram a brotar, secaram porque não havia umidade." (v.13)"As sementes que caíram onde havia muita pedra são aqueles que ouvem a mensagem e a recebem com muita alegria. Eles não têm raízes e por isso crêem somente por algum tempo; e, quando chega a tentação abandonam tudo."

Quando Ele fala sobre o solo rochoso aqui, Ele não está falando acerca de um solo cheio de pedregulhos. Isso significa que as plantas podem crescer suas raízes alguns centímetros para baixo, mas logo param na rocha. Então, quando chega o verão e esquenta a terra, as plantas murcham. Elas morrem porque não têm raízes.

O verso 13 diz sobre o segundo tipo de pessoa: "As sementes que caíram onde havia muita pedra são aqueles que ouvem a mensagem e a recebem com muita alegria [circule esta palavra]. Eles não têm raízes e por isso crêem somente por algum tempo; e, quando chega a tentação abandonam tudo." Em outras palavras, eles não a retêm.

3.  ELIMINE AS DISTRAÇÕES


Muitas vezes Deus tem desejado falar com você e o que Ele recebe é um sinal de ocupado. Muitas vezes Deus quer falar com você em sua vida, mas é como se o telefone estivesse "fora do gancho"  e Ele não consegue falar com você. Você tem que achar intencionalmente tempo para ouvir de Deus. Quando você está muito ocupado -- e há muitas coisas que são boas, mas que podem distrair você -- você estará muito ocupado para ouvir a voz de Deus.
No verso 7 Ele diz: "Outra parte caiu no meio dos espinhos, que cresceram junto com as plantas e as abafaram." (v.14) "As sementes que caíram entre os espinhos são as pessoas que ouvem a mensagem. Porém as preocupações, as riquezas e os prazeres desta vida aumentam e sufocam essas pessoas. Por isso os frutos que elas produzem nunca amadurecem."


Jesus diz que as distrações são como um tipo de espinhos. Ele nos dá três exemplos. Primeiro, as preocupações podem distrair você de ouvir Deus falar.

Riquezas podem ser espinhos em sua vida. Você pode estar tão ocupado ganhando dinheiro que você não tem tempo para Deus.

Um outro espinho podem ser os prazeres. Não há nada de errado com os prazeres. Quem você pensa que lhe deu a habilidade de aproveitar os prazeres? Foi Deus. Deus planejou cuidadosamente as coisas boas do mundo. Ele deu a você os sentidos  e as habilidades e os sentidos táteis que você tem, a fim de que você pudesse aproveitar os prazeres.

4.  COOPERE COM O QUE ELE DIZ

A maior parte de nós queremos que Deus nos  fale e então decidiremos se iremos fazer ou não. E Deus diz: "Não, não, não. Nós não brincamos com este jogo." Deus fala com pessoas que farão o que Ele lhes diz para fazer quando Ele lhes falar.


O quarto solo representa o coração desejoso. Desejoso de fazer o que quer que seja que Deus diz a você para fazer, antes mesmo que Ele lhe diga. (v.15) "E as sementes que caíram em terra boa são aquelas pessoas que ouvem e guardam a mensagem em seu coração bom e obediente; e produzem frutos porque são fiéis." Circule a palavra "guardam". Eles não apenas ouvem a voz de Deus mas a guardam, a retêm. Elas anotam tudo, elas ouvem atentamente, elas pensam seriamente acerca e praticam. O resultado é uma vida produtiva.

 Você gostaria de ter uma vida produtiva, realizada, satisfatória? Então faça o que Tiago 1.22 nos diz: "Não se enganem; não sejam apenas ouvintes dessa mensagem, mas ponham em prática o que ela manda."  (Tiago 1.22 BLH) Você se engana a si mesmo se pensa que está crescendo apenas vindo à igreja. Pratique o que a Palavra de Deus manda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário